Publicado por: almofadas | Janeiro 21, 2012

porque não escrevo

Eu gasto o meu tempo de escrita em pensamento. Sento-me e oiço o vento, observo as estrelas. Perco-me nos sons das coisas que me rodeiam. E penso, penso intensamente em palavras que formam frases, converso e passeio. E quem me faz pensar senão os pensamentos que conheço. A graciosidade de viver e a demência que empapa a continuidade. Os pássaros, o cochichar ou o estalar das canas e os pinheiros a saudar a brisa. Sente-se tão facilmente a amplitude do que está além de mim, de olhos fechados, a ouvir os sons. Se sou tão insignificante e pequena o que importo eu, por que motivo quero viver e lutar pelos meus princípios. Que estranhas criaturas somos nós seres humanos, se para o equilíbrio do planeta o nosso desaparecimento seria indiferente, já para não falar do universo inteiro. Porque nos preocupamos tanto com  a nossa dignidade ou aparência, porque é que há tanta coisa que nos incomoda, que nos distrai ou nos atrai. A derradeira questão? Qual é o nosso propósito. Porque é que isso nos interessa se apesar de todos os esforços tentando controlar a nossa vida, confiando e desconfiando, apreciando e desapreciando, querendo. A vida leva a sua avante e no final o tivemos que fazer o tempo todo foi lidar com o que nos aparecia à frente no momento, que por vezes não era nada, outras era exactamente o que se queria, muitas vezes era demasiado, mas quando passava era tão pouco, tornava-se tão vão, se eu não o tornasse perene. É por isso que que escrevo, apesar de não escrever. Apesar de sentir que, o que escrevo não passa da “cepa torta”, e não tira conclusões. Penso logo existo, deveria chegar para mim mas quando mergulho na imensidão do espaço onde coexisto com outros seres pensantes sinto  a minha imagem a desaparecer, o meu pensamento a fundir-se. Como posso provar que ele é meu, talvez se percebesse algo que não entendo e sentisse que tenho a resposta que procuro.

Quem é a minha mãe? Criada pela minha avó Liuleka, criada pela minha bisavó Babanha oito irmãos, todos mais velhos que Liuleka.                                A Babanha reflectiu o pensamento dela na Liuleka, e ela reflectiu-o na minha mãe, que  o reflectiu em mim, e eu vejo isso. E o meu pai? Que eu perdi quando era pequena e reencontrei  mais tarde aos oito, e de quem conhecia nada, sem ser o facto de que era meu pai, e porquê? Porque vejo o reflexo dele em mim. E o meu irmão que teve a missão designada pela mãe, de me criar e proteger. Como é que possível eu ver em mim o reflexo das outras pessoas e não me ver a mim. Eu estou lá no meio das aldeias, a descobrir com o Anton e a Sasha, Alissa é o meu nome. Eu estou lá vestida de negro, de livro na mão a desfocar na visão as chamas das velas, o meu nome é Vassilissa, Alguém a conheceu. Como é que te chamas? – Alice. – Alice, a sério e como és Alice? Não sei, eu faço, sou como faço. Mas ninguém me vê da mesma maneira, o que importa como eu me vejo. Se cada um me faz olhar p’ra mim de forma diferente. Só tenho a respiração, só. essa é minha.

Eu estou aqui, mas é como se não estivesse. É como se estivesse para outro tempo, como se estivesse à espera ainda. Sinto que tenho raízes em todo lado mas que não tenho tronco. Receio que seja ilusão mas penso que ele existe algures e que já falta pouco para o encontrar.


Responses

  1. Escreves sim Miss Pillows. A prova esta neste bonito texto.
    Tao aberto, sincero, bonito. E deixas sempre uma melodia qualquer quando o fazes

  2. fiz uma edição, ainda antes de ver que tinha sido comentado. senti que me tinha perdido no significado do que escrevia.
    Mesmo apesar de não conseguir terminar o raciocínio de um parágrafo num só dia, eu esforço-me para encontrar a forma de passar a mensagem.
    Obrigada pelo comentário. É bom saber que alguém apreciou o pensamento. Acho que a composição ficou melhor agora🙂


Deixe uma Resposta

Categorias

