Publicado por: almofadas | Abril 29, 2012

A Poda dos Tomateiros

Entre Março e Abril, os tomateiros cresceram muito e a estufa teve que sair dando-lhes espaço para crescer em altura. Fizemos uma estrutura com varas de choupo que encontramos no monte de entulho de jardim que se acumula mesmo em frente ao nosso portã. Alguém andou a podar choupos e veio largar o entulho aqui. O André arranjou um belo molho de varas que guardamos também para futuras construções.

Na altura em que erguemos a estrutura, os quatro tomateiros tinham-se transformado numa autêntica selva. Cada tomateiro tinha entre seis e oito ramadas que se estendiam pelo chão e se empilhavam umas em cima das outras. Comecei por prender os tomateiros à estrutura levantando as ramadas. Uns dias depois o Sr Lourenço veio ver a plantação e dar o seu conselho. Pela sua experiência os tomateiros devem ser podados, assim os tomates são mais fáceis de apanhar, os cachos de tomate ficam maiores e os tomates mais perfeitos.

Ele costuma seleccionar logo no início do crescimento do tomateiro apenas a ramada principal removendo todas as outras. Para exemplificar ele podou um dos nossos tomateiros. “Eu vou-te podar um para tu veres como é que ele fica, mas tu não olhes que é para não chorares.” Ele começou a cortar e foi impressionante como ele viu logo o tomateiro no meio daquela selva em que eu me andava a tentar entender há alguns dias. Ele tirou um mote de rama da tomate deixando um tomateiro aprautado com duas ramadas apenas. Eu percebi que a poda do tomateiro deixava perceber melhor a planta, como ela cresce.

Achei que deveria podar um pouco os outros para me entender dentro deles, mas demorei um mês inteiro a decidir-me a fazê-lo. Na poda que fiz removi as ramadas mais fracas, e todas as que tinham nascido depois dos tomateiros estarem atados à estrutura. O tomateiro que o Sr Lourenço podou não deu ramadas novas, mas ainda não criou cachos. Se um tomateiro não for podado cresce descontroladamente soltando mais e mais ramadas, e gastando força de que necessita para desenvolver os frutos. Agora esperamos para ver os cachos de tomate a amadurecer e ver a diferença do tomateiro que o Sr Lourenço podou. Devo dizer que ele escolheu o tomateiro mais fraco dos quatro para a sua poda. “Eu podo sempre os tomateiros, depois até dá gosto apanhá-los, senão só dá tomate miudo.”


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: