Publicado por: almofadas | Abril 29, 2012

O Escaravelho Preto e a Couve Coração

As primeiras pragas das couves da nossa pequena hortinha, foram detectadas nas couves coração este canteiro grande onde agora se vê algumas cebolas espetadas, a hortelã e a menta, e os novos inquilinos recém chegados, esteve anteriormente coberto de seis bróculos no meio dos quais, porque me pareceu ter espaço suficiente, cresciam três couves coração. As couves coração cresceram e desenvolveram-se bastante bem por baixo dos bróculos, fiquei contente ao libertá-las por fim quando colhi e retirei os bróculos. Estavam com bom aspecto e pareciam estar quase prontas para rechear uns crepes.

Dois dias depois reparei que as folhas que cobriam o coração estavam roídas e quando observei mais perto apercebi-me do que escondiam, o centro da couve estava bastante verde e tinha grelado, as seguintes folhas estavam totalmente podres, mexi nelas e consegui identificar os escaravelhos pretos, apesar de não serem pretos ainda e terem as asas quase transparentes de escaravelhos recém nascidos. Retirei as couves da terra e cortei-as longitudinalmente à procura de larvas ou outros vestígios, mas não encontrei mais nada, sem ser uma pequena larva branca. Concluí que os escaravelhos alojam os ovos nas folhas da couve enquanto ela está em crescimento, os ovos eclodem e as larvas comem as folhas por baixo das que as escondem, e quando por fim estão prontos para partir, todos transformadinhos da silva, comem as folhas de fora e piram-se. A couve entretanto, sentindo a sua vida ameaçada vai formando grelo em vez de continuar a formar folhas e quando os insectos lhe desamparam a loja, o grelo cresce e dá sementes, victória apesar de tudo a couve sobrevive- O grelo enrolado em forma de coração certamente seria bom de se comer, mas não quis experimentar, estas foram objecto de investigação científica e depois da autópsia alimentaram uns patos e umas galinhas aqui da terra


Responses

  1. Boas, hoje também fiquei fulo.. todas as minhas couves coração estão na parte de baixo podres, algumas até já ia até meio da couve…. Mas não vi lagartos.. n sei o que lhe deu…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: