SERÁ VERDADE?

 

Devemos ser verdadeiros, aprendermos a nâo mentir é uma grande virtude. Sâo palavras que todos ouvimos e sabemos, que é a verdade que nos faz sentir bem com nós próprios. A verdade não contudo apenas aquilo que falamos é mesmo aquilo que vivemos, aquilo que transmitimos.

Porém como pode ser verdade aquilo que transmitimos se sempre que transmitimos algo nunca somos nós mesmos aquilo que estamos a transmitir. Criamos constantemente uma imagem de nós mesmos para tentar transpor para os outros aquilo que somos. E para isso, para sermos realmente verdadeiros, estamos constantemente a mentir.

O que é então a verdade se nós mesmos contradizemos aquilo que sai dos nossos lábios. Se somos nós próprios a falar torna-se mentira a verdade que já foi dita ou continua a ser verdade pois naquele momento foi verdadeira? As decisões que tomamos fazem parte do nosso ser. Se elas fazem parte do nosso ser como pode ser mentira uma coisa que faz parte de algo? Torna-se assim uma palavra, fruto de uma decisão, seja qual ela for, sempre verdadeira. Podemos viver uma mentira, e se a vivemos será ela mesmo mentira? Como pode ser mentira algo que vivemos intensamente. A grande virtude é sermos nós próprios pois se o conseguirmos ser, seremos sempre verdadeiros.

Deixe um comentário